Connect with us

Competitivo

Existe competitivo nos Consoles?

Overwatch possui uma comunidade muito ativa e atenta ao cenário competitivo do jogo, inclusive jogadores casuais e de consoles que se interessam muito pelo assunto discutindo formações de equipe e meta. Hoje vamos falar sobre um ponto bem sensível que é pouco abordado pelos desenvolvedores, mas muito questionado pela comunidade: o cenário competitivo nos consoles.

Assim como o jogo pra PC, os consoles também possuem o modo de jogo competitivo, com temporadas, modificações de estilos de jogos, recompensas e premiações assim como é no PC. Se é dessa forma, porque não temos nenhum time ou jogadores profissionais nos consoles? A resposta é simples e dura, e você provavelmente já desconfia dela: Porque o cenário competitivo para consoles NÃO EXISTE.

Os consoles, apesar de receberem praticamente os mesmos patches e os mesmos recursos do jogo para PC, não são o foco para o cenário competitivo por alguns motivos básicos: O jogo é manipulado por joysticks com assistente de mira e por mais habilidoso que seja um jogador com controles analógicos, será muito difícil superar um jogador mediano usando mouse e teclado no PC. É mais difícil de mirar com os analógicos do que com o mouse, coloque alguém que joga no PC para jogar com o controle do console e você escutará que é “Impossível de jogar, horrível” O ambiente dos consoles é reinado por jogadores casuais, crianças e pessoas apenas interessadas nas conquistas/troféus do jogo. Não que não exista jogadores bons o suficiente e compromissados para se tornar profissional a partir dos consoles (por exemplo, o pró-player DSPStanky, que começou jogando nos consoles e migrou para o PC), mas na sua grande maioria, jogadores de console jogam em sua maioria por diversão. A empresa não pode e nem tem condições de criar cenários competitivos para os consoles por pura logística. São servidores diferentes, configurações diferentes, o sistema de transmissão é mais engessado e além disso existem duas plataformas que não se cruzam em crossplay. É muito complicado lidar com tanta carga de dados e informações. No cenário competitivo, os consoles não são levados a sério. É uma infelicidade, mas isso é real. É muito comum usuários de console postarem dúvidas ou reclamações nos fóruns e serem totalmente ignorados ou totalmente zoados pela comunidade do PC. “Competitivo é pra PC! ” “FPS no console? Não vou nem me dar o trabalho de responder…” entre outras bizarrices que vemos sempre. Campeonatos em consoles são vistos de forma amadora e geralmente são mesmo. Desorganizados, sem casters, sem transmissão de qualidade e com visibilidade baixa. Mouse e Teclado nos Consoles

Infelizmente, muitos jogadores utilizam adaptadores de mouse e teclado para jogar nos consoles (tipo XIM adapter). Esse periférico age “enganando” o console, emulando os comandos em mouse e teclado como um joystick possibilitando dessa forma que a pessoa jogue com teclado e mouse nos consoles. Overwatch não tem suporte nativo a teclado e mouse nos consoles, mesmo que os consoles o tenham, portanto, esses players estão jogando com uma ferramenta injustamente muito mais precisa que um joystick oficial e com assistente de mira para piorar.

Você pode até ser elo alto nos consoles, mas dificilmente vai conseguir obter um rank alto acima do diamante ou mestre devido ao que chamamos de “Sharks”, pessoas que usam mouse e teclado para obter vantagem sobre quem joga normalmente. É um assunto muito polêmico que rende discussões nos fóruns oficiais (e que não é respondido por nenhum desenvolvedor).

Os adaptadores sempre são motivo de discórdia em qualquer FPS online nos consoles, e pelo jeito continuarão a ser por muito tempo. É complicado detectar o real uso do dispositivo e claro, a real habilidade do jogador. Aquele cara SR 4900 nos consoles jogando com adaptador teria a mesma habilidade jogando com joystick? Fica a reflexão. Porque jogar?

Então porque jogar o modo competitivo nos consoles? A resposta é também simples: por diversão e desejo de melhorar suas habilidades. Apesar do competitivo exigir um compromisso mais sério, não há motivos e nem glória ser altamente ranqueado nos consoles (infelizmente).

Jogar o competitivo é ótimo para treinar o trabalho em equipe, testar composições de meta e melhorar suas habilidades. Claro, todos queremos muito ganhar sempre, mas vai chegar uma hora que os “Sharks” frustrarão seu sonho de ser minimamente profissional. Não adianta ter equipe fechada completa, não há nada que possa ser feito quando se chega no grande filtro dos consoles.APRENDA COMO CONFIGURAR CORRETAMENTE OS CONTROLES NO CONSOLE

Qual é sua opinião sobre isso? Gostaria que o competitivo nos consoles fosse levado a sério? Fale com a gente nos comentários!

ESCUTE NOSSO PODCAST

Advertisement

últimas notícias

News Categories

Must See

Advertisement

More in Competitivo